Linha Varejo

Varejo from FGV EAESP on Vimeo.

Sobre o Curso

Missão

Em consonância com a missão institucional da EAESP e  dado o papel central que seus Centros de Estudo e Pesquisa assumiram na produção de conhecimento relevante às empresas, organizações e ao desenvolvimento socioeconômico do país, a EAESP criou o Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade como forma de transferir o conhecimento específico em gestão gerado pelo seus Centros à sociedade e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado visando o aumento da competividade das organizações. O Programa foi dividido em cinco linhas para contemplar funções da organização e setores específicos. São eles:  Finanças e Controladoria, Gestão de Supply Chain, Gestão de Saúde, Sustentabilidade e Varejo.

O Programa fornece primordialmente conhecimentos aplicados específicos derivados da especialidade dos Centros e sua relação com seus stakeholders. Alinhado a Excelência e Inovação da FGV/EAESP, que a posiciona entre as melhores escolas de gestão da América Latina, este mestrado especializado foi recomendado pela CAPES/MEC com nota quatro, sendo esta a nota máxima para novos programas. 

A linha de Varejo tem como missão formar um profissional de varejo que conheça a si mesmo, que seja capaz de motivar e entusiasmar pessoas, que esteja a par das últimas tendências do mercado varejista, que domine as mais modernas ferramentas de gestão varejista e que saiba, analisando e coletando dados, desenhar e implementar alternativas estratégicas vencedoras.

Objetivos

  • Oferecer aprofundamento acadêmico e prático em temas que estão na fronteira do conhecimento nas diversas temáticas da gestão de varejo.
  • Apresentar e oferecer oportunidade de aplicar ferramentas de gestão que integrem a visão acadêmica com a da gestão em varejo.
  • Criar condições para a promoção da mudança da percepção da realidade com reflexos na prática pessoal e profissional.
  • Fortalecer as relações entre a FGV/EAESP e os diversos stakeholders da cadeia varejista.
  • Contribuir para o desenvolvimento do varejo nacional. 

Percurso Formativo

O Mestrado Profissional apresenta um percurso formativo único. O Programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do GVcev (Centro de Excelência em Varejo), e com a colaboração do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovadores. O resultado é um programa diferenciado em sua concepção e desenho, onde os semestres são vivenciados em 3 Us que fecham ciclos de aprendizado.

No Semestre 1 o aluno tomará contato com a dimensão Investigação, na qual, não só aprenderá sobre as tendências e desafios mais prementes do varejo, como também investigará sobre si mesmo como gestor e líder.

No Semestre 2 o percurso formativo trata da dimensão Conhecimento. Aqui o aluno tomará contato com as mais modernas ferramentas de gestão e mensuração da atividade varejista.

No último semestre, o Semestre 3, já conhecendo melhor o mercado, a si mesmo e de posse de modernas ferramentas de gestão, o aluno estará pronto para iniciar a dimensão Transformação, momento no qual exercitará a capacidade de implementar alternativas estratégicas vencedoras e, de fato, transformar as organizações varejistas. Neste ponto também estará apto a iniciar seu trabalho de conclusão.

Público-alvo

Candidatos com experiência ou formação em gestão e que ocupem, ou estejam em vias de ocupar, uma posição de liderança em sua organização e que, principalmente, estejam interessados em uma abordagem inovadora de processo formativo.

O perfil desejado do candidato é:

  • No mínimo 5 (cinco) anos de experiência profissional em gestão no varejo;
  • Formação e/ou experiência em gestão e/ou liderança de equipes de varejo;
  • Conhecimento para leitura em língua inglesa;
  • Desejo e fome por inovação;
  • Entusiasmo para lidar com gente.
Diferenciais do Programa
  • Obtenção do título de mestre
  • Integração entre academia e prática
  • Trabalho final de caráter aplicado com o apoio do GVcev
  • Professor-tutor para orientar a escolha das disciplinas e percurso formativo;
  • Orientação individualizada para preparação do TCC;
  • Disciplinas desenvolvidas em parceria com organizações e consultorias especializadas em varejo;
  • Participação no Centro Excelência em Varejo da FGV/EAESP, com acesso gratuito a todos os seminários e eventos promovidos pelo centro enquanto for aluno;
  • Conclusão do curso a partir de 18 meses;
  • Flexibilidade e modularização: além do percurso formativo recomendado pelo programa, o aluno pode optar por cumprir créditos na Escola de Inverno da EAESP ou via SNOC GNAM (cursos online com classes pequenas com rede de parceiros globais como Yale, Berkeley, IMD, HEC, entre outras 70 universidades)
  • Oferta de disciplinas via SNOCs (modelo de classes online pequenas, nas quais o aluno pode assistir uma aula sem ter que se deslocar até a escola)
  • Pertencimento à Comunidade FGV, com acesso ao network propiciado pelo Alumni FGV/EAESP.
Duração, frequência e regularidade

O curso tem duração a partir de 18 meses, ocorre em encontros presenciais quinzenais às sextas-feiras das 17h00 às 22h30 e aos sábados das 8h às 17h00.

Há encontros semanais remotos (em formato SNOCs) às terças-feiras e/ou quintas-feiras das 20h às 21h30.

Totaliza 26 créditos, cumpridos em 390 horas/aula.

 

Disciplinas

Nosso Mestrado é composto de 390 horas (26 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade.

Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Problemas Científicos, oferecida em SNOC (online).

O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e Comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC).

Já entre as disciplinas específicas da área de varejo foram alocados 300 horas (20 créditos). Dentro dessas horas o aluno tem a flexibilidade de cumprir até 90 horas (6 créditos) no pool de matérias oferecidas na lista mencionada, conforme descrito a seguir.

Disciplinas do Núcleo Comum:

  • Metodologia de Problemas Científicos 
  • Negociação e Comunicação
  • Liderança e Change Management
  • Gestão da Competitividade e Inovação

Disciplinas Específicas:

  • Analytics e Métodos Estatísticos;
  • Desafios e Tendências do Mercado;
  • Pensamento e Planejamento Estratégico;
  • Big Data;
  • Logística e Supply Chain;
  • Métricas Financeiras e Pricing;
  • Varejo Online e Multicanal;
  • Desenvolvimento de Produtos e Coleções;
  • Comunicação, Novas Mídias e Redes Sociais;
  • Experiência de Compra e Shopper;
  • Otimização de Processos, Melhoria Contínua. 

 

    Flexibilidade

    Você terá a oportunidade de vivenciar um percurso formativo desenhado para maximizar o aprofundamento do conhecimento e da formação integral do profissional da área. Entretanto, a FGV/EAESP sabe que cada aluno é único e, portanto, suas necessidades são únicas. Pensando nisso, desenvolvemos um programa que permite que cada aluno monte sua trajetória, variando até 1/3 de suas disciplinas, sem comprometer as características de um mestrado profissional, como ilustrado na tabela a seguir.

    A única disciplina obrigatória a todas as linhas é Metodologia de Problemas Científicos, oferecida em SNOC (online). 

    O programa do curso prevê que o aluno deverá cursar 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns, podendo escolher entre Negociação e Comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno poderá cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV/EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Inverno e SNOC-GNAM para completar esses créditos de disciplinas comuns.

    Entre as 10 disciplinas da linha de varejo, o aluno poderá eleger 3 (6 créditos) para cursar em qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV/EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Inverno e SNOC-GNAM.

    Construir a sua trajetória acadêmica pensar no seu desenvolvimento ao longo do curso pode não ser uma tarefa fácil. É por isso que cada aluno terá um professor tutor designado para poder dialogar e construir sua trajetória.

     
    Corpo docente

    Professores da FGV/EAESP, professores ligados ao centro de estudos (GVcev) e executivos/practitioners convidados para fazerem apresentações sobre sua experiência, discutirem casos de suas empresas e participarem de bancas dos projetos de cada semestre, além de representantes de organizações diversas ligadas ao varejo.

    Lista dos professores Núcleo Docente Permanente (NDP)

    Intercâmbio Internacional

    A FGV-EAESP é uma das poucas instituições no mundo e a única no Brasil que possui uma tripla acreditação internacional: pela AACSB International (The Association of Advanced Collegiate Schools of Business), um dos mais importantes órgãos reguladores do ensino de Administração no mundo; pela EFMD, com o EQUIS (European Quality Improvement System), um dos mais importantes sistemas de avaliação e acreditação de instituições de ensino superior nas áreas de administração e negócios; e pela AMBA (Association of MBAs), que é o sistema de avaliação e acreditação de MBAs mais respeitado internacionalmente.

    Os alunos do programa tem acesso a ampla rede de intercâmbios internacionais da FGV-EAESP. Desde 1976, a FGV-EAESP é membro do PIM (Program of International Management) responsável pelo desenvolvimento de programas de intercâmbio de estudantes de Administração, além de membro fundador do CLADEA (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración), o que permite uma maior interação e intercâmbio com instituições de ensino em administração de toda a América Latina.

    Além disso, FGV-EAESP é membro do GNAM (Global Network for Advanced Management), uma aliança entre 28 escolas de administração que tem como objetivo a intensificar a cooperação nos cursos de MBAs e mestrados profissionais por meio de semanas de imersão gratuitas para os alunos da aliança, cursos online, em quais os alunos terão grupos de trabalho com alunos de faculdades de outros países, intercâmbio de professores e a elaboração de joint case studies entre outros projetos. Dentre as escolas que fazem parte do GNAM, destacam-se a Universidade de Yale, a HEC-Paris, o INSEAD, a London School of Economics e o IE da Espanha.

     Programas Regulares de Intercâmbio

    O intercâmbio de alunos entre a FGV-EAESP e suas escolas parceiras promove um enriquecimento no aprendizado e a vivência do tema em um ambiente internacional. Baseado em reciprocidade, o programa oferece a alunos do nosso mestrado profissional a oportunidade de cursarem um semestre acadêmico em uma das 54 escolas parceiras da FVG-EAESP que promovem intercâmbio com participantes da pós graduação. A lista completa de instituições parcerias segue abaixo:

     Alemanha     Universität Mannheim

    Alemanha     Universität zu Köln (University of Cologne)

    Alemanha     TUM (Technische Universität München)

    Argentina      Universidad de San Andrés

    Argentina      Universidad Torcuato Di Tella

    Áustria           Vienna University of Economics & Business

    Bélgica          Louvain School of Management – Université Catholique de Louvain

    Canadá         York University

    Canadá         Sauder School of Business – University of British Columbia

    Canadá         Richard Ivey School of Business – University of Western Ontario

    Canadá         McGill University

    Canadá         Queen's University

    Chile              Pontificia Universidad Catolica

    China Tsinghua University School of Economics and Management, Beijing

    Colombia      Universidad de los Andes

    Espanha       Instituto de Empresa

    Espanha       ESADE Business School

    EUA               New York University

    EUA               Chicago Booth School of Business

    EUA               University of Texas at Austin

    EUA               UNC - Chapel Hill

    EUA               Brandeis University

    EUA               University of Minnesota

    EUA               Indiana University

    EUA               University of California, Davis

    EUA               Pepperdine University

    EUA               Duke University

    EUA               Kellogg School of Management

    França           HEC School of Management - Paris

    França           ESSEC

    França           Sciences Po, Paris

    França           ESC - Rouen

    França           Em Lyon

    França           Groupe ESC PAU

    França           Groupe ESC Reims

    Holanda        Erasmus Universiteit, Rotterdam School of Management

    Holanda        Universiteit Maastricht

    Inglaterra       Manchester Business School

    Inglaterra       London Business School

    Inglaterra       Cranfield University

    Inglaterra       Warwick Business School

    Itália               Università Commerciale Luigi Bocconi

    Israel              Tel Aviv University

    México           CIDE – Ciencias Sociales

    México           ITESM (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - EGADE Business School)

    Peru               ESAN - Escuela de Administración de Negócios para Graduados

    Polônia          Warsaw School of Economics

    Portugal        Universidade Católica Portuguesa

    Portugal        Universidade Nova de Lisboa

    Rússia           St. Petersburg State University, Graduate School of Management

    Taiwan          National Chengchi University Taiwan

    Turquia          Koç University – Istambul

    Venezuela    IESA – Instituto de Estudios Superiores de Administración

    Processo seletivo

    Para participar do processo seletivo o interessado deverá realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet clicando aqui. Será necessário:

    • Preencher os dados cadastrais;
    • Preencher os dados para confirmação de pré-requisitos;
    • Concordar em participar do processo seletivo com base nos regulamentos do manual publicado no site da FGV;
    • Imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;
    • Anexar Curriculum Vitae.

    Após concluir as etapas de inscrição acima indicadas, o candidato receberá, no endereço de e-mail informado no preenchimento dos dados cadastrais, seu número de inscrição e sua senha de acesso. 

    A seleção será conduzida em duas etapas:

    Primeira Etapa

    • Avaliação da documentação apresentada por uma comissão designada pelo Centro de Excelência em Varejo (GVcev).

    Segunda Etapa

    • Caso convocado, o candidato deverá apresentar-se para uma entrevista pessoal com a banca de seleção (observando as datas do cronograma).
    • A entrevista poderá ser realizada por Skype para candidatos de fora da cidade de São Paulo. Esta solicitação deverá ser formalizada pelo candidato, durante a inscrição. 
    • Os nomes aprovados pela banca de seleção serão submetidos à confirmação da coordenação do Programa de Gestão da Competitividade e ao coordenador da linha de Varejo.
    • As turmas serão formadas à medida que os candidatos aprovados efetivarem a matrícula presencial. Completadas as turmas, serão encerradas as inscrições, mesmo antes do término do período do processo seletivo.
    Investimento

    Para ingressantes no 1º semestre de 2018:

    • R$ 68.000,00 em 24 parcelas de R$ 2.833,33 com reajuste (IGP-M).
    • Descontos para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV/EAESP (ASDI) 10% - R$ 61.200 em 24 parcelas de R$ 2.550,00 com reajuste (IGP-M)
    • Desconto para ex-alunos da FGV 20% - R$ 54.400 em 24 parcelas de R$ 2.266,66 com reajuste (IGP-M)
    • Desconto para pagamentos à vista: 6%
    • Alunos regulamente matriculados no Mestrado podem financiar até 80% do valor do semestre escolar junto com o Fundo de Bolsas da EAESP. Mais informações: fundodebolsas@fgv.br ou pelo telefone (11) 3799-7786

    Para mais detalhes, entre em contato conosco pelo perfil do GVcev no Facebook ou pelo telefone (11) 3799-3276.

    Mais informações

    551137993276 cev@fgv.br