Linha Sustentabilidade

Sustentabilidade from FGV EAESP on Vimeo.

Sobre o Curso

Missão

Em consonância com a missão institucional da EAESP e  dado o papel central que seus Centros de Estudo e Pesquisa assumiram na produção de conhecimento relevante às empresas, organizações e ao desenvolvimento socioeconômico do país, a EAESP criou o Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade como forma de transferir o conhecimento específico em gestão gerado pelo seus Centros à sociedade e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado visando o aumento da competividade das organizações. O Programa foi dividido em cinco linhas para contemplar funções da organização e setores específicos. São eles:  Finanças e Controladoria, Gestão de Supply Chain, Gestão de Saúde, Sustentabilidade e Varejo.

O Programa fornece primordialmente conhecimentos aplicados específicos derivados da especialidade dos Centros e sua relação com seus stakeholders. Alinhado a Excelência e Inovação da FGV/EAESP, que a posiciona entre as melhores escolas de gestão da América Latina, este mestrado especializado foi recomendado pela CAPES/MEC com nota quatro, sendo esta a nota máxima para novos programas. 

A linha de Sustentabilidade tem como missão criar condições necessárias para fazer emergir um sujeito mais consciente (I) de sua integralidade como ser humano, (ii) da interdependência nas relações com os outros e com o meio ambiente, e (iii) da totalidade e complexidade da realidade em que vivemos (ecoformação).

 

Objetivos

1)  Oferecer aprofundamento acadêmico e prático em temas que estão na fronteira do conhecimento nas diversas temáticas de sustentabilidade;

2)  Provocar a reflexão qualificada sobre como conectar sustentabilidade com a gestão estratégica dos negócios;

3)  Apresentar e aplicar ferramentas de gestão que integrem a perspectiva de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão.

4) Promover momentos e atividades que possibilitem aos indivíduos um maior contato: consigo mesmos (visando à apropriação de seu potencial perceptivo, reflexivo e criativo), com os outros (visando ao desenvolvimento de relações de melhor qualidade) e com o contexto global do qual fazem parte (visando à ampliação da percepção sobre a realidade). 

 

Percurso Formativo

O Mestrado Profissional apresenta um percurso formativo inovador, que trabalha a conexão lógica e a integração entre os diversos temas da sustentabilidade, ao invés de olhar cada tema como uma disciplina isolada, assim como acontece na realidade profissional. Além disso, nosso Mestrado trabalhará ao longo dos 18 meses em dois projetos:

  • O Projeto de Si Mesmo (PSM): processo auto reflexivo e vivencial de natureza transdisciplinar que visa a emergência do sujeito. Para conduzir os alunos na jornada do PSM, traremos para a sala de aula algumas sensibilizações (razão sensível), corpo, arte, Surplus.
  • O projeto referência (PR): desafios reais em sustentabilidade a serem trabalhados em grupo ao longo de cada semestre. Com base nos PR traremos para a sala de aula aprofundamento teórico e prático de diversos temas da sustentabilidade (razão formal); e formatos de aula inovadores, como rodas de conversa com especialistas, dinâmicas, casos, jogos, etc

Há também as viagens de campo, imersões que trazem o componente do contato com a realidade no território e a oportunidade de vivenciar a complexidade da sustentabilidade (razão experiencial).

Inspirado no FIS (Formação Integrada para a Sustentabilidade, disciplina da graduação da FGV/EAESP), o Mestrado foi desenvolvido por professores e pesquisadores do GVces com conhecimento de ponta na área e com a colaboração do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda por uma disciplina de gestão do percurso (On the Job) e eventos do Centro de Sustentabilidade.

 

Público-alvo

Candidatos com experiência profissional em gestão e em sustentabilidade, que ocupem uma posição de liderança em sua organização e que, principalmente, estejam interessados em uma abordagem inovadora de processo formativo.

O perfil desejado do candidato é:

  • No mínimo 3 (três) anos de experiência profissional em gestão de sustentabilidade;
  • Formação e experiência profissional em gestão;
  • Conhecimento de língua inglesa.
  • Ocupar cargo de liderança
  • Motivação para uma abordagem inovadora de processo formativo 
Diferenciais do Programa
  • Conteúdos que estão na fronteira do conhecimento da gestão em sustentabilidade, desenvolvidos pela equipe do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces);
  • Formação acadêmica integrada com a prática;
  • Formação integrada com a dimensão individual (espaço para o autodesenvolvimento);
  • Viagens e experiências de campo;
  • Corpo docente composto por acadêmicos, profissionais do mercado e equipe de apoio com grande experiência em suas áreas de atuação;
  • Obtenção do título de mestre;
  • Conclusão a partir de 18 meses;
  • Flexibilidade e modularização (além do percurso formativo recomendado pelo programa, o aluno pode optar por cumprir créditos na escola de inverno da EAESP, via SNOC GNAM (cursos online com classes pequenas com rede de parceiros globais como Yale, Berkeley, IMD, HEC, entre outros, opções de intercâmbio em mais de 70 universidades);
  • Participação nos eventos do Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVces;
  • Possibilidade de trabalho de conclusão de curso aplicado: em conjunto com o GVces, em projetos em empresas ou em planos de negócios;
  • Pertencimento à Comunidade FGV, com acesso ao network propiciado pelo Alumni FGV/EAESP.

 

SNOCs

Você já deve ter ouvido falar em educação a distância. Há vários modelos de cursos online, mas os mais conhecidos no Brasil incluem um professor que grava seu conteúdo e os alunos interagem por meio de exercícios. Em uma variação deste modelo, o professor ministra sua aula em um estúdio para centenas de pessoas ao mesmo tempo; eventualmente há um moderador passando as questões ao professor, como se fosse um talk-show ou um webinar. Estas são variações do MOOC (Massive Open Online Courses).

A Yale School of Management criou o conceito de SNOC (Small Network Online Course). Por intermédio do SNOC os alunos entram em uma sala virtual em grupos pequenos, similares às salas de aula tradicionais. Utilizando metodologias participativas, os professores conduzem o aprendizado cruzando discussões sobre conteúdos assíncronos como leituras orientadas, exercícios, casos e aulas teóricas gravadas com discussões centradas no aprendizado do participante.

A FGV/EAESP é parceira de Yale através do GNAM (Global Network for Advance of Management) e no Mestrado você terá a oportunidade de realizar algumas matérias dentro deste sistema em aulas as terças-feiras ou quintas-feiras das 20h às 21h30. Além disso, caso seja do seu interesse, você poderá cursar créditos SNOC em diversos cursos da rede GNAM (http://advancedmanagement.net/Global-network-courses) ministrados por professores das escolas parceiras como Yale, EGADE, London School of Economics, Technion, entre outros.

Flexibilidade

Você terá a oportunidade de vivenciar uma trajetória de aprendizagem desenhada para maximizar o aprofundamento do conhecimento e da formação integral do profissional da área de sustentabilidade. Entretanto a FGV/EAESP sabe que cada aluno é único e, portanto, suas necessidades são únicas.

Pensando nisso, desenvolvemos um programa que permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional, como ilustrado na tabela a seguir.

Nosso Mestrado possuí 390 horas (26 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Problemas Científicos, oferecida em SNOC. O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e Comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV/EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Inverno e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.

Já entre as disciplinas específicas da área de sustentabilidade foram alocadas 300 horas (20 créditos). Dentro dessas horas o aluno tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas na lista mencionada, conforme descrito a seguir.

Construir a sua trajetória acadêmica pensar no seu desenvolvimento ao longo do curso pode não ser uma tarefa fácil. É por isso que cada aluno terá um professor tutor designado para poder dialogar e construir sua trajetória.

Duração, Frequência e regularidade

 

 

O curso tem duração a partir de 18 meses, ocorre em encontros presenciais quinzenais às sextas-feiras das 14h00 às 19h30 e aos sábados das 8h às 17h00.

Há encontros semanais remotos (em formato SNOCs) às terças-feiras e/ou quintas-feiras das 20h às 21h30.

Totaliza 26 créditos, cumpridos em 390 horas/aula.

Disciplinas

Disciplinas do Núcleo Comum:

  • Negociação e Comunicação;
  • Liderança e Change Management;
  • Gestão da Competitividade e Inovação;
  • Metodologia de Problemas Científicos.

Disciplinas Obrigatórias Específicas:

  • Formação Integrada (Parte I);
  • Desenvolvimento Sustentável: Agenda e Governança;
  • Sustentabilidade na Estratégia Empresarial;
  • Mudanças Climáticas: Regulação e Gestão Empresarial;
  • Virada das Nações Unidas;
  • Formação Integrada (Parte II);
  • Anti-corrupção e Compliance;
  • Consumo;
  • Gerindo Cadeias de Valor: Estratégias e Ferramentas para uma Gestão Empresarial Sustentável;
  • Sustentabilidade em Campo;
  • Formação Integrada (Parte III);
  • Serviços Ecossistêmicos: Impactos na Gestão Empresarial;
  • Desenvolvimento Local: Cidades e Territórios;
  • Inclusão Financeira, Tecnologia e Desenvolvimento;
  • ROI de Sustentabilidade.
Corpo docente

Professores da EAESP, professores e pesquisadores ligados ao centro de estudos (GVces), executivos/ practioners e especialistas compõem o time do nosso mestrado profissional. Por meio de formatos inovadores, os encontros terão muitas vezes mais de um professor em sala, trazendo dinamismo e multiplicidade de olhares para o curso.

Lista de professores

Renato João Orssatto

Andre Pereira de Carvalho

Mario Prestes Monzoni Neto

Lauro Emilio Gonzales Farias

Jorge Juan Soto Delgado

Isleide Arruda Fontenelle

 

 

O programa conta também com a participação dos seguintes profissionais:

Pesquisadores associados ao GVCes

Ana Carolina Aguiar (GVCes)

Annelise Vendramini (GVces)

Aron Belinky (GVces)

Daniela Gomes (GVces)

Guarany Osório (GVces)

Livia Pagotto (GVces)

Natalia Lutti (GVces)

Paulo Branco (GVces)

Vicente Goes

Intercâmbio Internacional

A FGV-EAESP é uma das poucas instituições no mundo e a única no Brasil que possui uma tripla acreditação internacional: pela AACSB International (The Association of Advanced Collegiate Schools of Business), um dos mais importantes órgãos reguladores do ensino de Administração no mundo; pela EFMD, com o EQUIS (European Quality Improvement System), um dos mais importantes sistemas de avaliação e acreditação de instituições de ensino superior nas áreas de administração e negócios; e pela AMBA (Association of MBAs), que é o sistema de avaliação e acreditação de MBAs mais respeitado internacionalmente.

Os alunos do programa tem acesso a ampla rede de intercâmbios internacionais da FGV-EAESP. Desde 1976, a FGV-EAESP é membro do PIM (Program of International Management) responsável pelo desenvolvimento de programas de intercâmbio de estudantes de Administração, além de membro fundador do CLADEA (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración), o que permite uma maior interação e intercâmbio com instituições de ensino em administração de toda a América Latina.

Além disso, FGV-EAESP é membro do GNAM (Global Network for Advanced Management), uma aliança entre 28 escolas de administração que tem como objetivo a intensificar a cooperação nos cursos de MBAs e mestrados profissionais por meio de semanas de imersão gratuitas para os alunos da aliança, cursos online, em quais os alunos terão grupos de trabalho com alunos de faculdades de outros países, intercâmbio de professores e a elaboração de joint case studies entre outros projetos. Dentre as escolas que fazem parte do GNAM, destacam-se a Universidade de Yale, a HEC-Paris, o INSEAD, a London School of Economics e o IE da Espanha.

 Programas Regulares de Intercâmbio

O intercâmbio de alunos entre a FGV-EAESP e suas escolas parceiras promove um enriquecimento no aprendizado e a vivência do tema em um ambiente internacional. Baseado em reciprocidade, o programa oferece a alunos do nosso mestrado profissional a oportunidade de cursarem um semestre acadêmico em uma das 54 escolas parceiras da FVG-EAESP que promovem intercâmbio com participantes da pós graduação. A lista completa de instituições parcerias segue abaixo:

 Alemanha     Universität Mannheim

Alemanha     Universität zu Köln (University of Cologne)

Alemanha     TUM (Technische Universität München)

Argentina      Universidad de San Andrés

Argentina      Universidad Torcuato Di Tella

Áustria           Vienna University of Economics & Business

Bélgica          Louvain School of Management – Université Catholique de Louvain

Canadá         York University

Canadá         Sauder School of Business – University of British Columbia

Canadá         Richard Ivey School of Business – University of Western Ontario

Canadá         McGill University

Canadá         Queen's University

Chile              Pontificia Universidad Catolica

China Tsinghua University School of Economics and Management, Beijing

Colombia      Universidad de los Andes

Espanha       Instituto de Empresa

Espanha       ESADE Business School

EUA               New York University

EUA               Chicago Booth School of Business

EUA               University of Texas at Austin

EUA               UNC - Chapel Hill

EUA               Brandeis University

EUA               University of Minnesota

EUA               Indiana University

EUA               University of California, Davis

EUA               Pepperdine University

EUA               Duke University

EUA               Kellogg School of Management

França           HEC School of Management - Paris

França           ESSEC

França           Sciences Po, Paris

França           ESC - Rouen

França           Em Lyon

França           Groupe ESC PAU

França           Groupe ESC Reims

Holanda        Erasmus Universiteit, Rotterdam School of Management

Holanda        Universiteit Maastricht

Inglaterra       Manchester Business School

Inglaterra       London Business School

Inglaterra       Cranfield University

Inglaterra       Warwick Business School

Itália               Università Commerciale Luigi Bocconi

Israel              Tel Aviv University

México           CIDE – Ciencias Sociales

México           ITESM (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - EGADE Business School)

Peru               ESAN - Escuela de Administración de Negócios para Graduados

Polônia          Warsaw School of Economics

Portugal        Universidade Católica Portuguesa

Portugal        Universidade Nova de Lisboa

Rússia           St. Petersburg State University, Graduate School of Management

Taiwan          National Chengchi University Taiwan

Turquia          Koç University – Istambul

Venezuela    IESA – Instituto de Estudios Superiores de Administración

Processo seletivo

Para participar do processo seletivo o interessado deverá realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet. Será necessário:

  • Preencher os dados cadastrais;
  • Preencher os dados para confirmação de pré-requisitos;
  • Concordar em participar ou não do Processo Seletivo com base nos regulamentos do Manual publicado no site da FGV;
  • Imprimir o Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição;
  • Anexar Curriculum Vitae.

Após concluir as etapas de inscrição acima indicadas, o candidato receberá, no endereço de e-mail informado no preenchimento dos dados cadastrais, seu número de inscrição e sua senha de acesso. É imprescindível que o e-mail seja corretamente informado, porque esse será o meio utilizado pela FGV para se comunicar com o candidato.

A seleção será conduzida em duas etapas:

Primeira Etapa:

Avaliação da documentação apresentada por uma comissão designada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces).

Segunda Etapa: 

  • Caso convocado, o candidato participará de entrevista pessoal com a Banca de Seleção (observando as datas do Cronograma).
  • A entrevista poderá ser realizada por Skype para candidatos de fora da cidade de São Paulo. Esta solicitação deverá ser formalizada pelo candidato, preenchendo durante a inscrição no item Questionário o seu interesse em realizar a entrevista por esse meio, informando seu endereço eletrônico e seu endereço skype.
  • Os nomes aprovados pela banca de seleção serão submetidos à confirmação da coordenação do Programa de Gestão da Competitividade e ao coordenador da linha de Sustentabilidade.

As turmas serão formadas à medida que os candidatos aprovados efetivarem a matrícula presencial. Completadas as turmas, serão encerradas as inscrições, mesmo antes do término do período do processo seletivo. 

Investimento

Para ingressantes no 2º semestre de 2017:

  • R$ 68.000,00 em 24 parcelas de R$ 2.833,33 com reajuste (IGP-M).
  • Descontos para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV/EAESP (ASDI) 10% - R$ 61.200 em 24 parcelas de R$ 2.550,00 com reajuste (IGP-M)
  • Desconto para ex-alunos da FGV 20% - R$ 54.400 em 24 parcelas de R$ 2.266,66 com reajuste (IGP-M)
  • Desconto para pagamentos à vista: 6%
  • Alunos regulamente matriculados no Mestrado podem financiar até 80% do valor do semestre escolar junto com o Fundo de Bolsas da EAESP. Mais informações: fundodebolsas@fgv.br ou pelo telefone (11) 3799-7786

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3799-3503 para obter mais detalhes.

Mais informações

551137993503