Mestrado Profissional em Gestão Internacional

Apresentação

O Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI) é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, da FGV/EAESP em parceria com renomadas instituições estrangeiras, criado para qualificar profissionais com as competências necessárias para posições de liderança no ambiente global de negócios. Este programa oferece a oportunidade de dupla titulação, ou seja, a obtenção do título de Mestre Profissional em Gestão Internacional pela FGV/EAESP, reconhecido pela CAPES, e do título da Instituição estrangeira conveniada.

É um curso flexível. Apresenta duas modalidades. A intensiva e a regular. Na intensiva, o aluno estuda seis meses na FGV e seis meses em uma das outras 28 universidades do CEMS (5º Melhor mestrado internacional pelo Financial Times). Na Regular, o aluno estuda um ano na FGV e um ano em outra universidade parceira, recebendo o duplo diploma (da FGV e da universidade parceira).

 

Público-Alvo

Profissionais formados há no máximo cinco anos, preferencialmente nos cursos de graduação em Administração, Políticas Públicas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Relações Internacionais e Engenharia.

Alunos das escolas parceiras estrangeiras com as quais a FGV/EAESP tem acordos de cooperação e dupla titulação.

 

Diferenciais do Programa

Parcerias:

O MPGI estabelece parceria com as seguintes universidades internacionais, reconhecidas mundialmente pelas suas excelências: Bocconi, CEMS, Columbia-SIPA, Esade, HEC (Paris), Saint Gallen e Science-Po.

Ambiente multicultural:

Durante todo o período do MPGI, desde o primeiro dia de aula, o aluno tem a possibilidade de interação com jovens do mundo todo.

Ministrado em inglês:

Todas as aulas são lecionadas em inglês.

Possibilidade de dupla titulação:

O MPGI oferece a oportunidade de obtenção do título de Mestre Profissional em Gestão Internacional pela FGV/EAESP, reconhecido pela CAPES, e mais o título de Mestre pela instituição estrangeira conveniada escolhida.

O MPGI estabelece parceria com as seguintes universidades internacionais, reconhecidas mundialmente pelas suas excelências: CEMS, HEC (Paris), Science-Po, Saint Gallen, Bocconi, Nova (Lisboa), Columbia-SIPA e Esade.

The Global Alliance in Management Education (CEMS):

É uma aliança global de Universidades composta por 29 escolas associadas, 73 parceiros corporativos e quatro parceiros sociais. O Mestrado em Gestão Internacional do CEMS tem consistentemente sido classificado entre as top 10 do ranking do Financial Times desde 2005. Ao optar por esta parceira o aluno recebe o certificado pelo CEMS.

Yale School of Managemen (YALE SOM):

O MPGI da FGV EAESP estabeleceu nova parceria com a Yale School of Management, o Master of Management Studies in Global Business and Society, que estará disponível no segundo ano do duplo diploma M2M. O programa Yale GBS combinará uma série de cursos especificamente concebidos com eletivas da Yale SOM e também da Yale University para capacitar jovens líderes para enfrentar as grandes questões atuais para empresas e sociedade.

 

Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC):

É considerada a principal escola de negócios da Europa. Oferece a titulação de Master of Science in Management.

Institut d’Etudes Politiques de Paris (Sciences-Po):

Instituição reconhecida internacionalmente em Ciência Política e Relações Internacionais, que oferece a titulação de Master in International Relations, Management and Trade. Os candidatos devem iniciar o processo seletivo na Sciences Po onde, se aprovado e matriculado, estudará o primeiro ano do programa. O segundo ano de estudo acontecerá na FGV/EAESP.

 

Universität St. Gallen (HSG):

Considerada uma das principais universidades europeias nas áreas de Administração, Economia, Direito e Ciências Sociais, oferece a titulação de Master in Strategy and International Management.

Università Commerciale Luigi Bocconi (Bocconi):

Instituição de ensino e pesquisa reconhecida por seus programas de graduação e pós-graduação em Economia e Negócios, que oferece a titulação de Master of Science in International Management.

Nova School of Business and Economics:

Uma das instituições Europeias mais inovadoras no currículo acadêmico, classificada entre as top 20 instituições no mundo em Finanças e entre as top 6 em Economia pelo Financial Times, com uma vasta rede de Alumni em mais de 50 países.

Columbia University/SIPA (School of International and Public Affairs):

Localizada em Nova Iorque, é uma das mais conceituadas instituições do mundo e oferece a titulação de Master in International Affairs. Os candidatos devem iniciar o processo seletivo na Columbia SIPA onde, se aprovado e matriculado, estudará o primeiro ano do programa. O segundo ano de estudo acontecerá na FGV/EAESP.

ESADE Business School (Barcelona):

Uma das mais prestigiadas universidades da Europa, oferece a titulação de Master in International Management.

 

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

  • Applied Research Methodology
  • Global Management Practices
  • Strategy in an International Perspective

Disciplinas Eletivas

  • Brazilian Economy
  • BRIC´s and the International Economy
  • Consumer Behavior and Research
  • Corporate Social Responsibility
  • Development and Sustainability
  • Doing Business in & With BRIC Countries
  • Financial Analysis and Management
  • Financial Analysis for Capital Investments
  • Global Operations Management
  • Human Capital in a Global World
  • International Corporate Finance
  • International Economics for Emerging Markets
  • International Marketing Management
  • International Politics
  • International Supply Chain Management
  • Internationalization of Emerging Countries Multinationals
  • Living the Entrepreneurial Challenge
  • Low-income Population and Social Business
  • Marketing and Social Media
  • Negotiation
  • New Technologies and Social Innovation
  • Organization Theory
  • Scenario Thinking
  • Simulation Models in Finance

* As disciplinas eletivas podem mudar a cada ano.

 

Flexibilidade

A estrutura curricular flexível permite ao aluno adequar sua grade horária e seu período de intercâmbio de acordo com seus interesses profissionais. O aluno tem um amplo leque de disciplinas eletivas que pode cursar no Brasil ou no exterior permitindo um foco em várias áreas de expertise.

Duração, frequência e regularidade

 

inglês é idioma de uso comum ao longo do curso, nas atividades didáticas e na elaboração dos trabalhos. Alunos de Pós-Graduação de diferentes escolas de todo o mundo participam das disciplinas, promovendo um ambiente de diversidade cultural e fortalecendo a experiência internacional.

O MPGI possui duas modalidades:

1.Intensiva: Nesta modalidade o aluno estuda seis meses na FGV, seis meses em uma das outras 28 universidades ligadas ao CEMS (5º Melhor mestrado internacional pelo Ranking do Financial Times) e tem mais seis meses para finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do curso o aluno recebe o diploma de Mestre pela FGV/EAESP e o certificado do CEMS.

2.Regular: Nesta modalidade o aluno estuda um ano na FGV e um ano em uma das universidades parceiras do MPGI. Ao final dos dois anos o aluno deve escrever o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do curso o aluno recebe o diploma de Mestre pela FGV/EAESP e pela instituição parceira.

Para as duas modalidades, o aluno deve cursar o mínimo de 360 horas-aula. Para a modalidade Regular, dependendo da universidade parceira, o aluno deverá cursar mais horas.

Nas duas modalidades, o aluno deverá cursar três disciplinas obrigatórias (Applied Researcg Methodology, Strategy e Global Management and Practices) e pelo menos 13 disciplinas eletivas.

Nas duas modalidades, o aluno deverá redigir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC poderá ser uma dissertação, um projeto de consultoria, um estudo de caso, um caso de ensino. Priorizam-se trabalhos de conclusão com aplicabilidade no mundo de negócios.

Corpo Docente

As disciplinas do MPGI são ministradas por professores selecionados dentro do corpo docente da FGV/EAESP, composto por cerca de 300 profissionais, que possuem vasta experiência acadêmica e profissional, nacional e internacionalmente. Além disso, o aluno poderá ter uma experiência internacional, nas universidades parceiras do MPGI e com isso ampliar o perfil e expertise do corpo docente.

Investimento

Valores - Turma 2018

MPGI Modalidade Intensiva: 18 (dezoito) parcelas fixas de R$ 3.390,00*. 

MPGI Modalidade Regular: 24 (vinte e quatro) parcelas fixas de R$ 3.390,00*.

Estes valores incluem o período de estudos na (s) escola (s) parceira (s) no exterior, devendo o aluno arcar com as despesas de viagem e estadia.

Consulte o Manual do Candidato detalhes sobre o investimento nos programas de duplo diploma.

Os alunos poderão recorrer ao Fundo de Bolsas da FGV EAESP para financiar os seus estudos. Clique aqui e veja as Instruções para obtenção de Financiamento Ressarcível.

 

Mais informações

551137997700 mpgi@fgv.br